Ryzen ou Intel? Qual o melhor processador para jogar GAMES

Autor(a):

Ao montar um computador para jogos, um dos componentes mais importantes a se considerar é o processador. O processador é responsável por executar os cálculos e instruções que permitem que o jogo funcione.

Atualmente, existem duas principais marcas de processadores para jogos: AMD e Intel. Cada marca tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a melhor opção para você dependerá de suas necessidades e orçamento. No entanto,  neste artigo, vamos comparar os processadores Ryzen e Intel para jogos, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Processadores Ryzen

Os processadores Ryzen da AMD são conhecidos por seu desempenho de multitarefa e seu bom custo-benefício. Eles oferecem um número maior de núcleos e threads do que os processadores Intel de mesmo preço, o que os torna mais adequados para jogos que exigem um alto desempenho de multitarefa.

Por exemplo, jogos que usam muitos recursos de CPU, como jogos de mundo aberto ou jogos de estratégia em tempo real, podem se beneficiar de um processador Ryzen com muitos núcleos e threads. Os processadores Ryzen também são mais eficientes em termos de energia do que os processadores Intel, o que pode resultar em uma vida útil da bateria mais longa em laptops.

No entanto, os processadores Ryzen geralmente têm velocidades de clock mais baixas do que os processadores Intel de mesmo preço. Isso significa que eles podem não ser tão rápidos em jogos que exigem um alto desempenho de núcleo único, como jogos de tiro em primeira pessoa ou jogos de corrida.

Processadores Intel

Os processadores Intel são conhecidos por seu desempenho de núcleo único e sua velocidade de clock mais alta. Eles geralmente são mais rápidos em jogos que exigem um alto desempenho de núcleo único, como jogos de tiro em primeira pessoa ou jogos de corrida.

Os processadores Intel também oferecem uma melhor compatibilidade com tecnologias como Intel Optane Memory e Thunderbolt 4. No entanto, os processadores Intel geralmente são mais caros do que os processadores Ryzen de mesmo desempenho.

Eles também são menos eficientes em termos de energia do que os processadores Ryzen, o que pode resultar em uma vida útil da bateria mais curta em laptops.

Qual é o melhor processador para jogos?

Ryzen é a melhor opção

A melhor maneira de determinar qual processador é o melhor para você é considerar suas necessidades e orçamento. Se você procura um processador que seja bom em multitarefa e tenha um bom custo-benefício, um processador Ryzen é uma boa opção.

Se você procura um processador que seja rápido em jogos que exigem um alto desempenho de núcleo único, um processador Intel é uma boa opção.

Aqui está uma tabela que resume as principais vantagens e desvantagens dos processadores Ryzen e Intel para jogos:

Característica Ryzen Intel
Número de núcleos e threads Mais Menos
Velocidade de clock Mais baixa Mais alta
Desempenho de multitarefa Melhor Pior
Desempenho de núcleo único Pior Melhor
Eficiência energética Melhor Pior
Custo Melhor Pior

Considerações finais

Tanto os processadores Ryzen quanto Intel são boas opções para jogos. A melhor opção para você dependerá de suas necessidades e orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *